sexta-feira, 31 de julho de 2015

O que é a proporção aurea na odontologia estética?


A Proporção Áurea ou Divina representa a mais agradável proporção entre dois segmentos ou duas medidas. É uma procura constante da harmonia e da beleza. Mondrian descobriu o famoso número de ouro e com ele chegou ao “retângulo de ouro”. Esta proporção existe em quase todas as grandes obras da humanidade, no coliseu, na Mona Lisa, na Capela Sistina. Também existe no nosso corpo: nos batimentos cardíacos,nos membros, rosto, sorriso, dentes, etc.

A Proporção Áurea ou Divina é uma fórmula que pode ser utilizada também pelo Cirurgião-Dentista para criar o semelhante do semelhante. A fórmula clássica da Proporção Áurea é a constante que se origina da soma ou da divisão das partes (1,618) e foi denominada número de ouro (0,618).


Há muito tempo, a humanidade cultua e valoriza a beleza e a Odontologia Estética tem se responsabilizado em reestabelecer a harmonia facial, ao mesmo tempo em que trabalha a função mastigatória. Um dos principais componentes da estética facial e do sorriso é a Proporção Áurea com asimetria entre os dentes anteriores.


Uma progressão divina ocorre quando uma distância é perfeita em relação à outra. O incisivo central superior tem uma proporção perfeita de 1,618; bem como o incisivo inferior e a largura total de ambos os incisivos inferiores é perfeita em relação à dos incisivos superiores, sendo assim podemos utilizar o incisivo central inferior (já que é o menor dente da boca) como referência. A largura dos caninos superior estende a ser perfeita em relação à largura dos primeiro molares superiores, desde o planomesial até o sulco vestibular. As proporções perfeitas parecem serunidas do nariz à boca, parecendo haver uma união também do dente com o sorriso.


O tratamento com a reabilitação protética após a perda de dentes, através da recolocação de dentes substitutos, como: coroas, facetas, pontes fixas, pontes móveis, dentaduras, próteses sobre implante, restaurações estéticas diretas ou indiretas podem ser confeccionadas com maior perfeição e exatidão (proporções perfeitas) por meio de um calibrador (espécie de compasso específico para aplicação da Proporção Áurea), conforme a foto.


O formato da arcada e a estrutura facial


 A fotografia de uma bela mulher (ou homem) serve como modelo para uma discussão dos achados faciais. Começando pelas narinas, uma proporção perfeita é observada na comparação da largura de uma narina e das bordas alares com a narina do lado oposto.

Esta progressão continua para a largura da boca, com a largura dos olhos no canto lateral e, finalmente com a largura da cabeça na altura das sobrancelhas. São quatro progressões divinas.

Ao comparar o rosto de deusas gregas construídas pelos grandes artistas da Antigüidade dentro da Proporção Áurea e o rosto da nossa modelo brasileira Gisele Bündchen está evidente que o conceito de beleza perdura por muitos séculos. Em virtude disto, encontramos relações e afirmações sobre a beleza da Gisele Bündchen e o seu sucesso ímpar, graças as suas características físicas perfeitas dentro da Proporção Áurea.

Segundo o Professor José Mondelli a grade em proporção divina permite de modo real planejar e confeccionar a simulação laboratorial em cera e a correspondente confecção final das restaurações (coroas ,facetas laminada e até lentes de contato) em resina composta ou porcelana com máxima precisão conforme a largura proporcional áurea do sorriso, dos segmentos dentários ,do incisivo central (dente dominante do arco) e corredor bucal.
Cada uma dessas 9 grades com diferentes tamanhos possui as larguras possíveis dos sorrisos das pessoas e, gravado em sua superfície a largura proporcional áurea ou divina dos dentes anteriores , a dimensão dos segmentos dentários (incisivo central, lateral e canino) à direita e à esquerda da linha media e a largura aparente do corredor bucal.
A seleção de uma grade para planejar um sorriso é feita diretamente na boca de forma real, não virtual, rapidamente ( poucos minutos ) e informa ao profissional precisamente, qual será a largura e altura da coroa clinica dos dentes anteriores e até posteriores na visão frontal geral (progressão regressiva de aparecimento) e individual de cada dente(relação altura largura). Além disso a grade será juntamente com os modelos de estudo ( acompanhadas ou não de fotografias e até do planejamento virtual em computador) a ferramenta de comunicação e entendimento com o técnico de forma real.O uso da grade também pelo técnico facilitará e simplificará a precisão geométrica e morfológica dos dentes e, consequentemente a qualidade estética e funcional das restaurações.

Eventualmente a grade poderá ser auxiliada pelo planejamento virtual do sorriso se o dentista souber fotografar, trabalhar com programas de computação e tiver tempo disponível para isso.
Desse modo para o clinico geral o uso e aplicação correta das grades em proporção áurea pode na maioria dos casos dispensar o tempo gasto num planejamento virtual. ( Fonte: Dr. Mauricio Ferrufino Sequeiros ) 




0 comentarios:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.